Pode ser que ao ver meu logotipo, você tenha se perguntado o que é Flebologia? Esse é o nome da área da Medicina que se dedica a estudar especificamente sobre o sistema venoso do corpo humano. Mas afinal, o que são veias?
No corpo humano existem basicamente três tipos de vasos:
– Vasos linfáticos;
– Artérias;
– Veias.
Os vasos linfáticos drenam o líquido que está fora da circulação sanguínea. Tem relação íntima com o sistema venoso na investigação de causas de inchaço.
As artérias são os vasos pelos quais o sangue oxigenado vai do coração até os órgãos, tecidos e membros. Quando medimos a pressão de um paciente, é a pressão nas artérias que está sendo medida. A pressão representa basicamente a força com que o coração está bombeando o sangue oxigenado através das artérias para irrigar o corpo.
“As artérias são os vasos pelos quais o sangue oxigenado vai do coração até os órgãos, tecidos e membros.”
Ao longo da vida as artérias podem acabar entupindo. Como elas carregam o sangue oxigenado, quando isso ocorre, por exemplo em uma artéria do cérebro, o paciente sofre um AVC ( acidente vascular cerebral) ou em uma coronária, um infarto. Os fatores de risco para doença arterial mais comuns são tabagismo, pressão alta e diabetes.
Após o sangue passar pelos tecidos do corpo e absorver o oxigênio e demais nutrientes, uma ampla rede de vasos se juntam para trazer o sangue de volta até o coração. Esse sistema que traz o sangue dos tecidos até o coração de chama da sistema venoso.
Os segmentos do sistema venoso são chamados de… VEIA! Isso meso! Agora você já sabe que veia é o vaso que traz o sangue de volta até o coração. Por exemplo, nas nossas pernas as veias são os vasos que trazem o sangue de baixo para cima quando estamos em pé. E isso levanta uma questão que deixa muita gente em dúvida: Como elas impedem a gravidade de puxar o sangue de volta para baixo?
O mecanismo básico é na verdade simples. As veias possuem ao longo do seu trajeto diversas válvulas. Quando o sangue vai no sentido correto elas se abrem. Quando a gravidade tenta puxar o sangue para baixo elas se fecham, impedindo o que chamamos de refluxo.
Quando uma veia se dilata e suas válvulas perdem a capacidade de impedir o refluxo do sangue consideramos que ela está doente. As varizes são portanto, veias dilatadas que perderam a competência das suas válvulas.
Como essas veias doentes não tem mais a capacidade de impedir o refluxo, o sangue vai “pesando” sobre outras veias, causando sua dilatação e o inchaço da perna. De maneira simples, esse processo é o que chamamos de doença venosa crônica. Mas isso já é assunto para outro artigo.
O objetivo desse blog é levar informação de qualidade ao maior número de pessoas. Se você achou as informações prestadas aqui úteis, clique abaixo e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam estar melhor informadas sobre a sua saúde. Qualquer dúvida entre em contato, vou ficar feliz em esclarecer.