O que provoca as varizes?

   As varizes são um problema muito comum, cerca de 30% da população possui em algum grau. Ao analisar a população, conseguimos identificar algumas características que aumentam a probabilidade de desenvolver varizes. É o que chamamos de fatores de risco. Eles se dividem em modificáveis e não-modificáveis.

   Os não-modificáveis mais comuns são o hereditário, sexo feminino e idade avançada. Já os modificáveis mais comuns são ficar por tempo prolongado em pé, uso de hormônios femininos e a obesidade. Esses últimos são mais importantes, porque podemos agir sobre eles, diminuindo o risco da pessoa desenvolver o problema. 

   Hereditariedade: Quando alguém tem um familiar que tem varizes, a probabilidade dessa pessoa também desenvolver varizes é maior. Apesar de diversos estudos genéticos, nunca ficou exatamente claro quais são os principais genes envolvidos. O mais provável é que uma combinação de diversas características geneticamente herdadas aumente a propensão.

   Idade avançada: Nossas veias das pernas trabalham a vida inteira contra a gravidade, trazendo o sangue do do pé em direção ao coração. Com o passar do tempo há uma maior chance da sua parede ficar mais frágil e acabar se dilatando e virando uma variz.

   Sexo feminino: Mulheres têm uma chance maior de desenvolver varizes, pode chegar a 50%. Boa parte do que se sabe sobre essa relação  está associado aos hormônios femininos. Logo abaixo, quando explicar sobre os fatores modificáveis, vamos abordar essa questão mais a fundo.

   Períodos prolongados em pé: Como expliquei antes, as veias trabalham trazendo o sangue do pé em direção ao coração. Por isso quando estamos em pé parados, é a posição que o sangue tem que subir a maior distância e enfrentar a maior resistência. Essa resistência faz pressão sobre a parede das veias, e se esse hábito for mantido por alguns anos, pode desencadear varizes. O mais comum é que isso ocorra no contexto laboral. Muitas profissões exigem que seja necessário ficar muitas horas em pé. Até eu mesmo, em um dia de cirurgias e procedimentos é comum ficar até 12 horas em pé. Meu compromisso de ajudar as pessoas é maior, do que o de cuidar das minhas pernas e na sua profissão pode ser que isso seja inevitável também. É bem provável que em alguns anos eu me torne paciente também.

   Hormônios femininos: Os hormônios femininos tem uma série de ações sobre o organismo, algumas delas aumentam a chance de surgirem varizes. Seja o uso de anticoncepcional, terapia de reposição hormonal ou a gravidez, todos os fatores que causam o aumento dos níveis de hormônios femininos, elevam o risco de surgimento de varizes. O principal mecanismo se deve pela ação desses hormônios sobre o colágeno. O colágeno é um componente dos tecidos elásticos do nosso corpo, esses hormônios fazem com que o colágeno fique mais frouxo. A explicação é que isso ocorre para que na gestação por exemplo, seja possível que a barriga e demais tecidos se estiquem e cresçam. Que o canal do parto consiga ceder para a passagem do bebê. Mas o colágeno também é um importante componente da parede das veias e quando ele se torna mais frouxo pela ação hormonal, elas podem se dilatar ao ponto de virar varizes. É muito comum o relato de varizes que surgem durante a gravidez, muitas vezes isso pode melhorar quando a situação hormonal se estabiliza, mas outras as veias j se dilataram tanto que não conseguem mais voltar ao normal. Outras situações com uso de hormônio para anticoncepção e reposição hormonal após a menopausa, também, mas em menor grau, aumentam a chance de desenvolver varizes.

   Obesidade: Muito tem se estudado sobre a associação de varizes e obesidade e ainda existem muitos fatores que não foram totalmente entendidos. Mas se sabe que o excesso de peso está associado a varizes. Um dos principais fatores se deve pelo aumento da pressão abdominal. Um abdômen volumoso pesando sobre a veia cava, que recebe o sangue vindo das pernas, acaba aumentando a resistência e aumentando a probabilidade que elas se dilatem e fiquem doentes.

   Enfim, há ainda outros fatores, mas esses são os mais comuns e com maior influência. Após ler esse artigo espero que você possa entender um pouco melhor o que causa varizes e entender que há fatores modificáveis nos quais podemos agir para diminuir esse risco. Irei escrever em breve um outro artigo, falando sobre como isso pode ser feito de maneira prática. Se gostou do conteúdo, compartilhe com alguém que você conhece que sofra com as varizes. Vamos levar o bem adiante e ajudar mais pessoas juntos.

Compartilhe!

Fique informado

Uma vez por mês, escrevo um artigo com informações sobre varizes e seu tratamento. Se inscreva e receba um aviso quando sair um artigo novo.